Sony implementará Thunderbolt via conexão USB? (atualizado)

Ah há! Agora sim a coisa ficou interessante. Depois da Apple pouco surpreender ao implementar a tecnologia Light Peak (agora famosa no nome Thunderbolt), outra fabricante já mostra que tem planos maiores para a conexão de luz. Nossas fontes nos informaram que a Sony irá usar a velha e boa interface USB, e não mini DisplayPort, como o formato de conexão com os novos periféricos. Isso sem dúvida trás uma compatibilidade muito maior, principalmente porque essa porta também será USB 3.0.

Imagine que você compre um HD externo “Thunderbolt” com conexão USB e seu amigo compra um com conexão mini DisplayPort. Quando vocês estiveram no trabalho e tiverem que copiar alguma coisa pro chefe no computador da empresa, imagine só: seu HD conecta via USB, podendo ser usado, já seu amigo fica chupando dedo (já que nenhum PC tem mini DisplayPort, ainda mais um que transfira dados). Palmas para a Sony que antes era fã de criar coisas proprietárias e hoje abraça o padrão de mercado. E aí Apple?

Update: parece que o Engadget tem mais informações. Além de ter fontes dizendo o mesmo, eles disseram que a porta será no novo laptop ultra-portátil mostrado no dia do lançamentos de seus tablets. Na foto da pra ver claramente a porta USB 3.0, e sua função Thunderbolt seria usada para uma docking station que teria Blu-ray e até placa de vídeo externa. Porém, eles também citam um ponto importante: a associação que gere a porta USB não permite o uso da porta para outras tecnologias. Será que vai ter briga?

Sobre Este Post