iTunes chega ao Brasil com música, filmes e Apple TV por R$399

Que ano. Tudo que colocamos aqui foi chegando aos poucos, a agora o Brasil ganha esse presentão de Natal. iTunes verde e amarelo já está funcionando com músicas e filmes, preços em dólar e até com o iTunes Match – sim, você leu certo, com iTunes Match – fazendo do Brasil o único país além do Tio Sam a ter as músicas nas nuvens – não deixe de ver nosso hands-on.

A loja de músicas começa com um catálogo de mais de 20 milhões de músicas, ou seja, difícil você não achar o que quer. Tem todo o repertório de Roberto Carlos (pela primeira vez em arquivo digital) até a música hit do momento: Michel Teló – Ai Se Eu Te Pego. A maioria das músicas estão com o preço de 99 centavos de dólar, inclusive as lançamentos, o que faz da nossa loja mais barata que a america. Promoção de lançamento ou as coisas estão realmente boas? Demais pra ser verdade? Durante esse lançamento, Adele parece dominar a lista de downloads. O iTunes Match custa os mesmos 25 dólares por ano.

Na loja de Filmes o catálogo é bem menos extensivo. A seleção é de um pouco mais de 1000 filmes, tem bastante lançamento, mas não são todos. Vale lembrar que o calendário de filmes é algo bem mais local – depende do nosso cinema, dos nossos DVDs, da nossa TV a cabo é da TV aberta. Filmes estão disponíveis com legenda ou dublagem, e a seleção de filmes em HD ainda é bem pouca – na verdade, só achei para compra em HD, ainda não vi nada para alugar em HD. Os preços são os mesmos do EUA: U$ 2,99 para catálogo, U$ 3,99 para lançamento e 1 dólar a mais se for HD. Os filmes ficam disponíveis por 30 dias e duram 48 horas a partir do momento que você começa a ver o filme. Tropa de Elite e Senna estão lá, já Cidade de Deus não chegou ainda.

Aonde ver esses filmes? Bom, a melhor forma é a Apple TV, que chega na loja online por 400 reais. Preço bem salgado, já que lá fora se compra por 99 dólares. Ainda mais com a Netflix, dá pra ter acesso a filmes na sua telinha sem reclamar, e de maneira muito fácil (hora de dar upgrade na banda larga?).

Infelizmente, Séries de TV ainda não aparecem na loja, e os livros ainda não passam de exemplares.

Algo interessante que vimos é que a classificação etária brasileira foi incorporada, o que mostra que a Apple cedeu às exigências do nosso país. Isso pode ser a chegada da categoria “Jogos” para aplicativos, até hoje inexistente. Alguns outros sites chegaram a ver a categoria aparecendo, mas até agora nada oficial. E aí? A conveniência do iTunes tira a pirataria do seu dia-a-dia?

Sobre Este Post